LÍNGUA E LITERATURA: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


Você gosta de trabalhar a Língua através da Literatura? Pois este texto auxilia no esclarecimento acerca de competências e habilidades neste trabalho. No final, você encontra o link correspondente para clicar e ler mais a respeito. Divirta-se:

 Compreensão e uso adequado da língua;
 Construção de diferentes discursos;
 Respeito às variações lingüísticas;
 Conhecimento lingüístico;
 Produção textual;
 Aluno pesquisador;
 Uso da tecnologia;
 Desmistificação da mídia;
 Compreender e usar a língua portuguesa como herança e veículo de participação social, interação dialógica, geradora de significação e integradora do mundo e da própria identidade;
 Ser capaz de expor idéias com desenvoltura e coerência, tanto na escrita como na oralidade, sabendo ouvir e respeitar opiniões diversas;
 Entender a análise lingüística como um meio indispensável no processo de produção e recepção do texto (oral/escrito);
 Compreender na leitura o significado, as causas e conseqüências dos fatos abordados, relacionando-os a outros textos e ao universo;
Praticar a pesquisa como meio de acesso e ampliação do conhecimento, compreendendo sua flexibilidade segundo mudanças sociais, políticas e econômicas;
Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida;
Desmistificar as informações que são transmitidas através da mídia.
Valorizar a Língua Portuguesa, evitando o uso abusivo e desnecessário de estrangeirismos.
Conhecer as produções artísticas: literatura, escultura, pintura, música, moda, comparando os diferentes momentos históricos e buscando compreender as transformações sociais por meio da interpretação.
Recuperar, pelo estudo do texto literário, as formas instituídas de construção do imaginário coletivo, o patrimônio representativo da cultura, inclusive da catarinense.
(Re) Conhecer diferentes gêneros textuais, visando às diferentes situações de interlocução: literário, jornalístico, técnico, científico, humorístico...
Compreender a interação existente entre a análise lingüística, o texto, a leitura e a produção textual, respeitando o contexto sociocultural do interlocutor.
Conhecer os diferentes discursos que se manifestam na sociedade e associá-los ao exercício da cidadania.

Elaborar e ampliar estruturas gramaticais, a partir de construções já exploradas no texto, tendo em vista as diversas possibilidades comunicativas que a língua oferece.
Ler e identificar compreensiva e criticamente signos verbais e não-verbais.
Gostar de ler, descobrindo na leitura fonte de prazer, lazer e conhecimento.
Inserir-se na sociedade, utilizando os mais diferentes discursos lingüísticos.
Produzir diferentes textos com clareza, concisão, correção, coerência e coesão, que atendam a diferentes funções comunicativas.
Apropriar-se verdadeiramente da palavra para poder pensar, pois sem palavra não há pensamento e sem pensamento o sujeito não se constrói, não se faz, não consegue conviver.
Problematizar, formular hipóteses, argumentar e convencer.
Reconhecer a variação lingüística, respeitando os diferentes discursos, dentro do contexto social.
Exercer a cidadania através da formação e da informação, convertendo problemas em oportunidades, organizando-se para defender seus interesses e respeitando as normas estabelecidas, fazendo possíveis todos os direitos humanos.
Compreender os valores sociais na variação lingüística e o preconceito gerado contra falares populares em contraposição às normas absorvidas pelos grupos mais favorecidos.
Definir uma identidade própria a partir de situações de comunicação verbal e não verbal, discutindo idéias, pontos de vista com o outro – o interlocutor.

Fonte: http://www.acafe.org.br/newpage/saem/diretrizes/lingua_literatura_comp_hab.php.

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